Hotel La Cupula, Copacabana Bolivia Hotel La Cupula, Copacabana Bolivia


Visita
recomendado:




Restaurant
Viandante


Português English Español

O povoado de Copacabana
Fica a 4 horas de distancia desde La Paz, aproximadamente 150 km. Copacabana esta situada a 3800 metros sobre o nível do mar, na ladeira do Lago Titicaca, rodeado por paisagens esplendidas e águas calmas que refletem a água de tom azul marinho do lago. Em Copacabana se falam o Espanhol e o Aymara. O estilo de vida do povoado é uma mistura de tradições culturais locais com o legado católico hispano e colonial.

Os turistas estrangeiros e nacionais chegam à Copacabana para desfrutar da beleza do lago navegável mais alto do mundo e das pitorescas festas do povo, cujo nome vem da palavra "aymara" "cota cawaña" (que significa "com vista ao lago"), transformada em Copacabana pelos colonizadores espanhóis. Devido à espetacular vista que se tem do lago Titicaca, o nome não poderia ser mais adequado.

Basílica
A basílica de Copacabana é famosa por ser um centro de peregrinagem que atrai a muitos católicos da Bolívia, Peru e devotos de todas as partes do mundo. O templo esta localizado na praça principal "2 de febrero", e foi construído no ano de 1550.

Os habitantes do lugar vêm para mostrar a sua devoção à virgem de Copacabana, conforme manda a tradição católica, e para benzer seus carros e amuletos frente à impressionante igreja de Copacabana, que é um costume contemporâneo. Você poderá observar as benções realizadas pelos sacerdotes católicos, que têm uma forte influência Aymara, cada sábado e domingo pela manhã.

Na capela das velas poderá também acender uma vela para a virgem e fazer-lhe um pedido.

O Calvário
Copacabana encontra-se aos pés de uma ladeira chamada "Calvário". O caminho que conduz até o cume esta marcado com as estações da paixão de Cristo. À metade do caminho encontram-se "yatiris" (bruxos) para benzer pequenas lembranças que os turistas compram no Calvário. Estes objetos são a representação em miniatura de qualquer objeto que a pessoa deseja que se torne realidade. Também se podem apreciar outras oferendas tradicionais e cerimônias de cura indígenas.

Do topo do Calvário, que fica a 40 minutos da "Cúpula", pode-se apreciar o lago Titicaca como pano de fundo da bela paisagem. Esta caminhada é muito recomendada para curtir o por do sol por trás do lago.

O observatório astronômico "Horca del Inca" (Forca do Inca)
O nome significa: "o lugar de enforcamento do Inca" e foi colocado de forma errônea pelos espanhóis já que não foi um lugar de enforcamento nem foi construído pelos incas.

É um monumento megalítico, um observatório astronômico sagrado que pertence à cultura "Chiripa", que antecedeu aos Incas.

Cada 21 de junho, o sol nascente projeta um raio numa pedra horizontal através de um orifício feito pelo homem. Esse momento marca o inicio do ano novo Aymara.

Nesta data especial, muita gente de Copacabana sobe a montanha (40 minutos de distancia a pé), antes do amanhecer para celebrar a cerimônia do "Solstício de Inverno", fazer oferendas à "Pachamama" (mãe terra) e pedir boas colheitas, abundância e saúde para o novo ano.

As ruínas "Assentos do inca"
De ida à "Horca del Inca", você pode visitar o sitio arqueológico onde encontra-se uma plataforma de pedra talhada conhecida como: "Asientos del Inca" ou "Intikala" (pedra onde se senta o sol). Este lugar fica a 5 minutos da igreja principal, em frente ao cemitério.